História

CONTEXTO HISTÓRICO


A Escola Municipal Professor Jason Brandão recebeu este nome para homenagear o funcionário público deste município que era professor de Matemática da Escola Municipal Dr. Claudio Gueiros Leite nos anos de 1977 a 1980, foi candidato a vereador, não eleito, em 1983 e ocupou o cargo de Secretário de Transporte e Limpeza Urbana em 1990. 
Nascido no dia 28 de agosto de 1954, filho do Sr. Pedro Barbosa da Silva e da Srª Ivone da Silva, casou-se com Márcia Maria dos Santos Silva e teve dois filhos.Faleceu na cidade do Recife no dia 30 de julho de 1994.
Por ter sido dedicado às funções que desempenhou e um cidadão que buscou transformações no processo político e público deste município, tendo  reconhecimento público em 11 de março de 1999, quando esta escola foi inaugurada, recebendo o seu nome, na comunidade da Cohab  num terreno que estava destinado à construção de um campo de futebol, contudo, para atender a demanda educacional de uma escola com ensino fundamental, a primeira necessidade foi suprimida pela segunda que era emergencial.


OBJETIVO GERAL
  •  Oportunizar condições para o desenvolvimento satisfatório das atividades sócio-político-cultural e pedagógico da escola através da ação coletiva da Gestão Democrática e Participativa, respaldando-se no apoio da Secretaria Municipal de Educação e observando as determinações da Lei nº 9394/96 de 21/12/1996 e demais disposições legais atinentes, colhendo subsídios norteadores e facilitadores a fim de tornar o Projeto Político e Pedagógico um documento verdadeiro e flexível, aberto a inovações pedagógicas que possibilitem enriquecimento em todas áreas do conhecimento sistematizado, bem como, na prática do convívio social.


OBJETIVOS  ESPECÍFICOS
  • Elevar o desempenho acadêmico dos alunos, melhorando as práticas pedagógicas e avaliativas;

·         Promover melhores condições de atuação no âmbito administrativo e pedagógico objetivando um bom atendimento na eficiência dos serviços oferecidos a comunidade, como também, maior envolvimento e interação entre escola e comunidade.

  • Estimular a prática e o uso de materiais didáticos existentes na escola pelo corpo docente;
  • Analisar e acompanhar junto com a equipe técnica os problemas que estão interferindo na prática pedagógica e buscar soluções;

  • Melhorar a participação e acompanhamento dos pais e responsáveis pelos alunos no ambiente escolar.               
  • Promover o acesso e a garantia da permanência dos alunos na escola.
  • Fortalecer a participação da coletividade no planejamento de atividades no intuito de melhorar os resultados.
         OBJETIVOS E PRINCÍPIOS
          
         
·         A Escola Municipal Professor Jason Brandão objetiva sua ação educativa, fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 que tem como princípios a “Formação básica do cidadão”.
·         A proposta é uma escola de ensino de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício da cidadania através da prática e cumprimento de direitos e deveres.
                    
         FINALIDADES
         
         
*         A Escola Municipal Professor Jason Brandão tem por finalidade atender o disposto na constituição Federal na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, ministrar o Ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos, observando cada caso, a Legislação e as normas especificadamente aplicáveis.

·         FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA



Promover a cidadania, com o acesso ao conhecimento sistematizado e globalizado, preocupando-se com os conhecimentos prévios dos educandos, estimulando-os à participação na construção de saberes de forma consciente e responsável.



·         EIXOS NORTEADORES:


    Aprender a aprender valores: ética – autonomia – solidariedade - responsabilidade – disciplina - coletividade.   Trabalho coletivo comprometimento e humanização.

·         TRABALHO PEDAGÓGICO:


     Deve ser crítico-reflexivo e possibilitar toda a comunidade a participar de um projeto político pedagógico consolidado pela colaboração mútua.